45º Festival de Cinema de Gramado começa com música orquestrada


Secretário Victor Hugo participou da cerimônia de abertura do Festival

Foi com trilhas sonoras de filmes clássicos que teve início na última sexta-feira (18) o 45º Festival de Cinema de Gramado. A cerimônia de abertura, que ocorreu em frente ao Palácio dos Festivais, contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do maestro Bernardo Grings e participação do maestro João Carlos Martins, além dos solistas Alexsander Castro e Julio César Wagner. O Festival conta com financiamento do Governo do Rio Grande do Sul por meio do sistema Pró-cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura.

O secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel), Victor Hugo, abriu sua fala destacando os investimentos do Governo do Estado nas áreas de cultura e turismo e elogiou o espírito comunitário presente na cidade serrana. “Essa inigualável comunidade que serve de exemplo para todo o Brasil por conjugar cultura e turismo”, disse.

Já o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, exaltou a apresentação realizada pela Orquestra. “É uma parceria histórica maravilhosa entre a música e o cinema”, destacou.

O longa metragem da sessão de abertura foi “João, o Maestro”, de Mauro Lima, que conta a juventude e início da vida adulta do maestro. O segundo filme do dia foi “O Matador”, produção original do serviço de streaming Netflix com direção de Marcelo Galvão.

Na tarde de sábado (21), foi dada a largada à Sessão de Curtas Gaúchos, que apresentou os filmes “TELENTREGA”, de Roberto Burd; “Sena, Os Fios em Prosa”, de Marcelo da Rosa Costa e Cacá Sena;  ”Cá com os meus Botões”, de Murilo Bittencourt; “Temporal”, de Gabriel Honzik; “Sob Águas Claras e Inocentes”, de Emiliano Cunha; “Luna 13″, de Filipe Barros; “10 Segundos”, de Thiago Massimino; “1947″, de Giordano Gio; “Secundas”, de Cacá Nazario; e “Yomared”, de Lufe Bollini.

À noite, foram exibidos “O Espírito do Bosque”, de Carla Saavedra Brychcy; “Mirando al Cielo”, de Guzmán García; “Postergados”, de Carolina Markowicz; e “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky. Também foi realizada uma homenagem ao cineasta e animador porto-alegrense Otto Guerra, que recebeu o troféu Eduardo Abelin.

No domingo (20), a tarde, foi realizada a segunda parte da Sessão de Curtas Gaúchos, com os filmes “Cores de Bissau”, de Maurício Canterle; “Gestos”, de Alberto Goldim e Júlia Cazarré; “Solito”, de Eduardo Reis; “O Caçador de Árvores Gigantes”, de Anttonio Pereira; “Bicha Camelô”, de Wagner Previtali; “Kátharsis”, de Mirela Kruel; “Mãe dos Monstros”, de Julia Zanin de Paula; e “Através de Ti”, de Diego Tafarel.

O fim de semana do Festival encerrou com a exibição dos filmes “Médico de Monstro”, de Gustavo Teixeira; “A Gis”, de Thiago Carvalhaes; e “As Duas Irenes”, de Fabio Meira. Logo após, foi realizada a Premiação Mostra Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos, que contou com transmissão ao vivo da TVE e da TV Assembleia.

O 45º Festival de Cinema de Gramado segue até o próximo sábado (26) e a programação completa pode ser conferida aqui.

Edital Fundo de Apoio à Cultura

Seguem abertas as inscrições para o Edital nº 10/2017 da Sedactel. O certame oportuniza o financiamento total de R$ 2,5 milhões para a área da cultura de municípios do Estado, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), uma forma de fomento direto do Governo do Estado para o setor. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto. As condições gerais e exigências estão disponíveis aqui.


Data: 21/08/2017