Ainda dá tempo de se inscrever para o Prêmio Ferreira Gullar


Acesso rápido

Até esta sexta-feira (30/6), estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas podem se inscrever no Prêmio Literário Ferreira Gullar. A proposta da primeira edição da premiação lançada pelo Ministério da Cultura (MinC) é incentivar os jovens a transformar trechos da obra e vida do poeta maranhense Ferreira Gullar em jogos eletrônicos ou aplicativos. Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios entre os três melhores projetos.
As inscrições devem ser feitas on-line, por meio do Sistema Salic. O esclarecimento de eventuais dúvidas pode ser solicitado pelo telefone (61) 2024.2629 ou pelo e-mail premioferreiragullar@cultura.gov.br.
Poeta, crítico literário e ensaísta, Ferreira Gullar foi líder do movimento literário conhecido como Neoconcretismo, surgido no Rio de Janeiro na década de 1950. Seu livro mais importante foi Poema Sujo, escrito no exílio como um testamento político. Em 2016, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural (OMC) no grau máximo Grão Cruz – principal condecoração pública da área da cultura no Brasil.
“Ferreira Gullar foi um personagem muito importante na trajetória histórica do Brasil. Ele morreu criando polêmicas no âmbito da política e da literatura. Foi crítico, tradutor, poeta e é importante que o estudante brasileiro conheça a vida dele. Se existe uma relação estreita entre política e literatura, o Ferreira é uma prova disso”, afirma o diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Cristian Brayner.
Confira abaixo entrevista de Brayner sobre o Prêmio feita pela TV MEC.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Data: 28/06/2017